Reiki

Reiki  é uma forma de medicina alternativa baseada em pseudociência. Os praticantes usam a imposição de mãos para alegadamente transferir “energia vital universal” para o paciente com fins curativos. Entretanto, não há evidência da existência do qi nem de que o Reiki seja eficaz como tratamento para qualquer condição médica, sendo seu efeito indistinguível do placebo. Diversas instituições desaconselham o uso de Reiki no tratamento de câncer, mesmo como terapia auxiliar.Alguns profissionais de saúde alertam para o risco dos pacientes poderem evitar ou atrasar tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados. Apesar dessa falta de comprovação científica de eficácia, o Reiki é disponibilizado em muitos hospitais e clínicas médicas, tendo sido integrado aos serviços de saúde oferecidos pelo governo do Brasil, através SUS, em janeiro de 2017.

História

Derivação do nome

A palavra reiki é um estrangeirismo do japonês reiki, que significa “atmosfera misteriosa” que deriva do chinês língqì ( “influencia sobrenatural”), a primeira utilização de que há registo na língua inglesa data de 1975.[22] Em vez da normal transliteração, alguns autores de língua inglesa pseudo-traduziram reiki como “energia vital universal”.

Reiki escreve-se normalmente como em shinjitai kanji ou como no silabário katakana. É composto pelas palavras rei (“espírito, milagroso, divino”) e ki (“gás, energia vital, sopro de vida, consciência”).O ki (mais conhecido por qi ou ch’i chinês) no reiki é entendido pelo significado “energia espiritual; energia vital; força vital“.[25] Algumas traduções equivalentes dos dicionários de Japonês-Inglês são: “sensação de mistério” e “uma atmosfera etérea (que prevalece nos recintos sagrados de um santuário); (sentido, sentimento) uma presença espiritual (divina).” Para além da pronunciação sino-japonesa habitual do reiki, os caracteres kanji têm uma leitura japonesa alternativa, nomeadamente ryōge, significando “demónio; fantasma” (especificamente possessão espiritual).

Origens

Mikao Usui (1865–1926)

O sistema do Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama Não se sabe quais eram as actividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditaçãojejum, cânticos e orações.Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele apelidou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.[30] Em abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai (“” em old style characters, que significa “Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui”) para assim continuar alegadamente a tratar pessoas com o Reiki.

De acordo com as inscrições no seu túmulo, Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível.

Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama ( Fukuyama-shi), Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926.